sábado, 17 de julho de 2010

Véu



Eu ganhei um véu, e achei que seria interessante que soubessem o por que de usar, que é uma tradição entre as mulheres católicas (que praticam o tradicionalismo).E outra coisa bem interessante é que a cor não pode ser qualquer uma, para uma moça virgem o véu tem de ser branco, para senhoras casadas a véu pode ir de bege a preto (não precisa ser viuva pra ser preto).
Eu considero o uso do véu pelas mulheres cristãs na Santa missa, como uma devoção a uma prática iniciada desde o tempo da Igreja primitiva. Como relata o Apostolo S. Paulo em sua carta:
"Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor. E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem..." (I Cor 11,1-16)

O véu é também um sinal do reconhecimento das diferentes funções de cada um. O véu é ainda sinal de modéstia e castidade. No tempo do antigo Testamento, descobrir a cabeça da mulher era visto como um jeito de humilhar ou punir adúlteras e mulheres que transgrediam a Lei (Nm 5,12-18; Is 3,16-17, Ct 5,7).

p.s: quem quiser saber mais entre aqui: http://katholika.blogspot.com/2009/06/o-uso-do-veu-na-missa-catolica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário